
"Muito mais que um político, Fabrício é um amigo do povo baiano"
A história de vida de Fabrício Falcão começa como a da maioria dos brasileiros. Infância simples, família batalhadora, grandes desafios. A vida modesta da família o levou a trabalhar desde cedo, já na adolescência. Lutar, ainda menino, pela sobrevivência o ensinou a dar valor à vida e ao trabalho. Foi ali que nasceu em Fabrício a consciência que lhe daria o gosto pela política.
Fabrício é filho de dona Maria das Dores. É também um pai apaixonado pelos filhos: Açucena e Pedro Miguel.
Natural de Feira de Santana, chegou em Vitória da Conquista em 1988, onde deu início à militância política, participando da fundação da União da Juventude Socialista, a UJS. Integra o Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, desde os anos 1990, fazendo parte da direção nacional do partido.
Como líder popular, foi coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da União da Juventude Socialista e da CUT Sudoeste, e fez parte da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA), tendo participado da fundação de mais de 50 sindicatos e associações por todo o estado.
Ainda na FETAG, realizou cursos de formação em Vitória da Conquista, atendendo cerca de 15 mil pessoas. Cursos como informática, corte e costura, cabelereiro, entre outros, ajudaram muitos, sobretudo jovens pobres, a iniciarem suas vidas no mercado de trabalho. Fabrício é fundador ainda de um curso pré-vestibular solidário que já ajudou milhares de estudantes a entrarem na universidade.
Fabrício é formado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; e estudou Gestão Pública e Orçamento na Faculdade Juvêncio Terra. Ele é professor da rede pública estadual da Bahia na área de ciências humanas, tendo ministrado as disciplinas de História, Geografia e Filosofia. Foi ainda aluno do curso de Filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Duas vezes vereador e deputado estadual reeleito por quatro vezes.
Fabrício foi eleito duas vezes (2004 e 2008) para a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, onde chegou a ser 1º Secretário e vice-presidente da Mesa Diretora. Foi um dos mais atuantes parlamentares da Casa, o que lhe garantiu credenciais para se candidatar a deputado estadual, sendo eleito em 2010 com mais de 50 mil votos – o mais votado de seu partido. Fabrício foi reeleito em 2014 e em 2018.
Atualmente, é líder da Bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa, participa de debates em várias áreas, nos quais propõe projetos, ações e indicações, sempre comprometido com o bem estar e o desenvolvimento do povo baiano.
Fabrício é um político de luta, defensor do povo simples, da cidade e do campo. Têm a sua história e a sua vida dedicadas a uma causa maior: a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para homens e mulheres.
Muito mais que um político, Fabrício é um amigo do povo baiano.